terça-feira, 26 de junho de 2012

História do Brasil na Alemanha

 CAFÉ HISTÓRIA - História feita com cliques, uma rede social dedicada à História, realizou uma entrevista com o historiador Jurandir Malerba, da Pontifícia Universida Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que acabou de inaugurar a Catédra Sérgio Buarque de Holanda de Estudos Brasileiros na Universidade Livre de Berlim, na Alemanha.

Vejam um trecho da entrevista:

Foto: Reprodução
Em março deste ano, o historiador e professor de história da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Jurandir Malerba (foto), se tornou o primeiro professor-visitante da novíssima Cátedra Sérgio Buarque de Holanda de Estudos Brasileiros, em Berlim, na Alemanha. A Cátedra é uma iniciativa do governo alemão para promover a expansão dos estudos sobre Brasil naquele país e funciona no âmbito do "Instituto de Estudo Latinos Americanos", da Universidade Livre de Berlim. Malerba conversou com o Café História e, abaixo, conta aos leitores da rede um pouco mais sobre esta interessante e honrosa experiência. Confira e comente!

CAFÉ HISTÓRIA: Professor Jurandir, muito obrigado por conversar com o Café História. Este será com certeza um papo muito interessante. Podemos começar pelo mais básico: o que significa, em termos acadêmicos, a criação da Cátedra Sérgio Buarque de Holanda de Estudos Brasileiros? Como funciona uma cátedra como essa? Qual os seus objetivos?
JURANDIR MALERBA: A Cátedra é uma iniciativa do governo alemão no sentido de promover a expansão dos estudos sobre Brasil neste país. Esse movimento se dá em várias frentes, nas carteiras de comércio, nas relações de política estatal e, neste caso, no âmbito acadêmico. Trata-se de uma parceria do governo alemão, por meio do DAAD, sua principal agência oficial de fomento a pesquisa, e a Universidade Livre de Berlim. O projeto prevê o desenvolvimento de estudos e pesquisas e a capacitação de estudantes alemães, particularmente no âmbito da pós-graduação dentro da grande área de ciências humanas. Entre as estratégias, estabeleceu-se a participação de acadêmicos seniores nas atividades do Lateinamerika Institut (LAI), como professores visitantes, um por ano durante os próximos quatro anos.
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